Assistência Estudantil

Principais responsabilidades:

Operacionaliza as Políticas de Permanência da PRAE no Setor Litoral (PROBEM: Auxílio permanência, Auxílio refeição, Auxílio moradia e Auxílio creche) e BOLSA PERMANÊNCIA – MEC (PBP – Indígenas e Quilombolas), além de iniciativas locais decorrentes das demandas da UFPR Litoral., através do recebimento, análise e gestão dos cadastros e acompanhamento dos bolsistas por equipe multiprofissional.

  • Atendimento Psicológico – Além de atuar no acompanhamento dos bolsistas PROBEM, os Psicólogos da SEPOL realizam o atendimento psicológico aos acadêmicos da graduação e pós-graduação através da modalidade de plantão e/ou atendimento psicoterápico breve. As solicitações de atendimento são realizadas via formulário eletrônico: (clique aqui).
  • Atendimento Social – Os Assistentes Sociais da SEPOL são responsáveis pelos Atendimentos Sociais aos acadêmicos da UFPR Litoral, através de avaliações sócio-econômicas e atendimentos individuais de orientação e encaminhamentos sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços, recursos sociais e programas e ações da PRAE.
    Realizam e coordenam o recebimento, análise e arquivamento das documentações dos acadêmicos em relação aos editais dos programas e ações da PRAE e demais órgãos, a fim de garantir o cumprimento dos prazos e procedimentos estabelecidos.
    Também acompanham os acadêmicos de Serviço Social que cumprem estágio obrigatório no Setor, além de participar de estudos, mapeamentos e demais pesquisas relacionadas aos acadêmicos.
  • Atendimento Pedagógico – A Pedagoga e a Técnica em Assuntos Educacionais realizam a recepção, orientação e encaminhamento de estudantes da graduação e pós-graduação que necessitam de apoio pedagógico. Em especial, acompanham os acadêmicos e bolsistas do PROBEM que não apresentam rendimento de acordo com as resoluções da instituição, de forma a detectar e superar os obstáculos à permanência no Programa.
    Realizam o acompanhamento pedagógico dos acadêmicos no campo da leitura e da escrita acadêmica, bem como prestam assessoria pedagógica às câmaras pedagógicas no campo da aprendizagem, dentro das especificidades da Seção.

    Para solicitar atendimento no campo da leitura e escrita acadêmica ou assessoria pedagógica, deve-se enviar um e-mail para sepol.letramento.academico@gmail.com explicitando a demanda.

    Para as solicitações referentes ao acompanhamento pedagógico dos acadêmicos bolsistas PROBEM, o e-mail de referência é pedagogicosepol@gmail.com.

EQUIPE
Altevir de Jesus Pinto dos Santos
Caio Cezar Sangioni Ceratt
Ma. Daniela Caetano Bianchini de Quadros
Ma. Elis Marina Carraro
Joelma Pereira
Marcelo Correa Cavadinha Barbosa (afastado para estudos)
Ma. Margareth Laska de Oliveira
Ma. Rosangela Valachinski Gandin (afastamento parcial para estudos)

3511-8385 | sepol@ufpr.br / sepol.litoral@gmail.com

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300