Programa de Educação Tutorial – PET

O que é PET?

O PET é um Programa de Educação Tutorial desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País e orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Os grupos PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. Ao todo no Brasil existem 842 grupos distribuídos entre 121 Instituições de Ensino Superior. Os grupos são formados a partir de aprovação em edital específico. No Setor Litoral são três grupos PET, desde 2010, sendo todos de caráter interdisciplinar vinculados ao Edital Conexões de Saberes:  PET Comunidades do Campo, PET Litoral Social e PET Litoral Indígena, cada qual com seus tutores e grupos de bolsistas e voluntários.

 

Conheça os PET do Setor Litoral

 

  •  O grupo PET – Conexões de Saberes/Comunidades do Campo iniciou suas atividades em dezembro de 2010, a partir do edital PET Nº 09/2010 – MEC/SESu/SECAD, tendo como fundador o Profº Dr. Valdir Frigo Denardin. Atualmente o grupo tem como tutora a Profª Drª Liliani Marília Tiepolo.O  PET Comunidades do Campo desenvolve ações que visam articular ensino, pesquisa e extensão, a partir de referencial bibliográfico atrelado a um conjunto de ações voltadas para a realidade da agricultura familiar local. Sendo um programa de caráter interdisciplinar, o grupo é constituído por bolsistas e voluntários de diversos cursos da instituição: Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Ciências, Saúde Coletiva e Educação Física. Os integrantes desenvolvem atividades das mais diferentes naturezas, como pesquisas individuais e coletivas, organização de eventos, palestras, visitas técnicas, congressos, reuniões, debates e encontros em diversos níveis institucionais. Por meio dessas experiências, cada integrante desenvolve diferentes tipos de habilidades, como a criatividade, o comprometimento, a comunicação e a competência características da educação tutorial.

 

  • O grupo Litoral Social (LS) busca a interdisciplinaridade e destaca a área social como de correlação dos saberes. Tem como objetivo geral oportunizar aos acadêmicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em especial os discentes dos cursos de Gestão de Turismo, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública e Serviço Social, uma formação mais integrada das atividades da tríade: ensino, pesquisa e extensão, durante sua formação acadêmica. Em específico visa promover estudos dirigidos sobre os temas comuns à formação dos cursos envolvidos; apoiar e propor ações de extensão com a comunidade, permitindo uma formação mais ampla, proporcionando o desenvolvimento de responsabilidades com os problemas da sociedade; incentivar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre os membros do grupo, bem como de pesquisas individualizadas; fomentar a interação dos acadêmicos do Programa com os de outros grupos PET; e promover a interação dos alunos com os professores do Programa e demais professores dos Cursos de forma a despertar a busca do conhecimento.

 

  • O PET Litoral Indígena é desenvolvido no Laboratório de Interculturalidade e Diversidade (LaID) da UFPR Litoral. É composto exclusivamente por estudantes indígenas da instituição. A sociodiversidade indígena é plural e abrange diversas etnias, tais como Kaingang, Guarani, Bakairi, Tupiniquim, Pankararu, Bará, entre outras. O Setor Litoral possui uma forte tradição na formação superior de estudantes indígenas e o PET Litoral Indígena faz parte desse processo. Seus egressos desenvolvem trabalhos junto a coletividades indígenas e complementam sua formação nos melhores Programas de Mestrado e Doutorado do país. Em 2015 o PET Litoral Indígena lançou o livro Intelectuais Indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil: povos indígenas e os novos contornos do Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes. Para conhecer mais sobre este Programa você pode fazer acessar o ebook gratuito do livro na página do Laced/Museu Nacional: laced.etc.br

 

 

Quer participar?

Entre em contato com os membros dos grupos ou com seus tutores:  

PET Comunidades do Campo: Liliani Marília Tieopolo (litiep@yahoo.com)

PET Litoral Social: Marcelo Chemin (marcelochemin@ufpr.br)

PET Litoral Indígena: Prof. Dr. Eduardo Harder (eduardoharder@gmail.com)

 

 

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300