VESTIBULAR 2017/2018

O ingresso nos cursos de graduação da UFPR litoral se dá pelo Processo Seletivo (vestibular), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou pelo Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar).
O vestibular da UFPR Litoral, antes realizado no meio do ano, desde 2014 passou a ser efetuado anualmente, ao final do ano. O ingresso dos calouros que forem aprovados no Processo Seletivo 2017/2018 irá ocorrer apenas no início do ano letivo de 2018.

PROCESSO SELETIVO 2017/2087 UFPR

Vestibular_topo

O Processo Seletivo da UFPR será realizado em duas fases, tendo a primeira, caráter eliminatório e classificatório para a segunda fase.

Primeira fase:  29/10/2017

Segunda fase:  26 e 27/11/2017

Vestibular_topo3

Os candidatos aos cursos sediados em Matinhos farão as provas na mesma cidade da sede (Matinhos).

Vestibular_topo1

O período de inscrições para o vestibular vai até o dia 14 de setembro, mas o pagamento da taxa de inscrição pode ser efetivado até as 23h59min do dia 15 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para os candidatos que concorrerão às vagas e R$ 119,00 para os treineiros. Os candidatos que comprovarem não ter condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção do pagamento.

Vestibular_topo2

Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus junto ao NC/UFPR, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Decreto nº 6.593 de 02/10/08) ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, em consonância com a Lei nº 12.799, de 10/04/13.

O pedido de isenção deverá ser solicitado:

a) até 23 de agosto para solicitações através do CadÚnico, em formulário específico que estará disponibilizado no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br;

b) até 30 de agosto para solicitações através da Lei nº 12.799/13, em formulário específico que estará disponibilizado no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br.

Vestibular_topo6

Em 2018, a UFPR Litoral vai ofertar vagas em  13 cursos de graduação, de diferentes áreas do conhecimento, cursos de pós-graduação latu-sensu e stricto-sensu (mestrado).
Obs.: este ano não serão ofertadas vagas em Gestão Ambiental e o curso de Gestão do Turismo passará a ser diurno.

Os cursos ofertados traduzem na sua metodologia a arrojada proposta pedagógica da UFPR Litoral. A difusão do conhecimento é feita de forma estritamente vinculada à participação dos estudantes em projetos institucionais e pessoais. Além de cursarem os módulos específicos de cada área profissional, os alunos participam das interações pedagógicas, que compõem o projeto político pedagógico, e desenvolvem seus projetos de aprendizagem desde o primeiro ano de estudos.

Vestibular_topo5

Para mais informações acesse o site do Núcleo de Concursos da UFPR e os espaços destinados para o Processo Seletivo 2017/2018 :

Outras formas de ingresso:

• Sistema de Seleção Unificada (SISU): Em 2015, o Sisu contou com 20% a mais de vagas pela UFPR. Para participar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem zerar a redação, podendo se inscrever para até duas opções diferentes. A distribuição das vagas nos cursos da UFPR e demais informações podem ser conferidas no edital e nos sites www.nc.ufpr.br e www.sisu.mec.gov.br.
  • Provar: O PROVAR também é realizado anualmente, na segunda metade do ano, para ingresso no primeiro semestre do ano seguinte. Esse processo tem a intenção de preencher as vagas remanescentes. Ele atende a estudantes da própria UFPR (troca de turno, habilitação ou campus, reopção de curso e complementação de estudos); estudantes de outras instituições (transferência); ex-alunos da UFPR que queiram voltar para seus cursos (reintegração); e profissionais que queiram fazer outro curso de graduação (aproveitamento de curso superior). Mais informações: www.provar.ufpr.br.

Categorias: