VESTIBULAR 2020/2021

O ingresso nos cursos de graduação da UFPR litoral se dá pelo Processo Seletivo (vestibular), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou pelo Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar).
O vestibular da UFPR Litoral, antes realizado no meio do ano, desde 2014 passou a ser efetuado anualmente, ao final do ano, excepcionalmente, o Processo Seletivo 2020/2021 acontecerá no primeiro semestre de 2021 devido aos efeitos restritivos da pandemia da COVID-19.

PROCESSO SELETIVO 2020/2021 UFPR

Vestibular_topo

A prova objetiva, da primeira fase do processo seletivo, acontece no dia 28 de fevereiro de 2021. A convocação para a segunda fase do vestibular está marcada para o dia 24 de março e as provas para os dias 18 (prova de compreensão e produção de textos – redação) e 19 de abril (provas específicas, de habilidades específicas, entre outras segundo as especificidades de alguns cursos). O programa das provas já está disponível no site do NC.

Vestibular_topo3

Os candidatos aos cursos sediados em Matinhos farão as provas na mesma cidade da sede (Matinhos). Endereço: Rua Jaguaraíva, 512 – Caiobá – Matinhos.

Vestibular_topo1

As inscrições iniciam no dia 03 de novembro e vão até às 12h do dia 18 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente por meio do site do Núcleo de Concursos – NC (www.nc.ufpr.br). Aconselha-se a não deixar a inscrição para os últimos dias. (O boleto para pagamento pode ser gerado até às 14h do dia 18 de dezembro – o NC pede para que entrem em contato se houver problemas neste procedimento). A confirmação do pagamento pode ser checada no site do NC depois de dois dias úteis após o pagamento.

O custo da taxa de inscrição é de R$ 155,00. O candidato que queira alterar a opção de curso, língua estrangeira ou a sua categoria de concorrência depois de ter efetivado sua inscrição poderá fazer até às 12h do dia 23 de dezembro, neste caso há uma taxa de R$ 35,00 (mais informações no edital). Também há essa opção até esta data para aqueles que queiram modificar a opção de cargo no Concurso Público da Polícia Militar do Estado do Paraná (ver abaixo).

Vestibular_topo2

Têm direito a isenção da taxa de inscrição os estudantes que comprovem não poder arcar com a taxa por meio da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – decreto nº 6.593, de 02/10/08. Neste caso o período para requerer o direito é de 3 a 13 de novembro.

Outro caso são os estudantes que comprovem ter renda familiar per capital igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada – Lei 12.799/2013. O período para requerimento desta situação é de 03 a 20 de novembro.

Os candidatos devem observar atentamente as regras do edital para requisição de isenção, também é bom lembrar que nas situações que sejam necessárias comprovar a renda para ter direito a vaga, a comprovação deverá ser feita novamente de acordo com as regras estabelecidas pela UFPR.

A relação dos estudantes que tiverem o pedido de isenção aceito será disponibilizado no site do NC no dia 18 de novembro de 2020 no caso dos estudantes que pedirem por meio do CadÚnico e 30 de novembro, para os outros casos.

Vestibular_topo6

Em 2021, a UFPR Litoral vai ofertar vagas em  13 cursos de graduação, de diferentes áreas do conhecimento, cursos de pós-graduação latu-sensu e stricto-sensu (mestrado).
Obs.: este ano não serão ofertadas vagas em Linguagem e Comunicação.

Os cursos ofertados traduzem na sua metodologia a arrojada proposta pedagógica da UFPR Litoral. A difusão do conhecimento é feita de forma estritamente vinculada à participação dos estudantes em projetos institucionais e pessoais. Além de cursarem os módulos específicos de cada área profissional, os alunos participam das interações pedagógicas, que compõem o projeto político pedagógico, e desenvolvem seus projetos de aprendizagem desde o primeiro ano de estudos.

Vestibular_topo5

Para mais informações acesse o site do Núcleo de Concursos da UFPR e os espaços destinados para o Processo Seletivo 2020/2021.

Outras formas de ingresso:

• Sistema de Seleção Unificada (SISU): para participar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem zerar a redação, podendo se inscrever para até duas opções diferentes. A distribuição das vagas nos cursos da UFPR e demais informações podem ser conferidas no edital e nos sites www.nc.ufpr.br e www.sisu.mec.gov.br.
  • Provar: o PROVAR também é realizado anualmente, na segunda metade do ano, para ingresso no primeiro semestre do ano seguinte. Esse processo tem a intenção de preencher as vagas remanescentes. Ele atende a estudantes da própria UFPR (troca de turno, habilitação ou campus, reopção de curso e complementação de estudos); estudantes de outras instituições (transferência); ex-alunos da UFPR que queiram voltar para seus cursos (reintegração); e profissionais que queiram fazer outro curso de graduação (aproveitamento de curso superior). Mais informações: www.provar.ufpr.br.

Lives UNIVERSIDADE PARA VOCÊ

Confira o vídeo da Live sobre Acesso e permanência na UFPR: políticas afirmativas de acesso, isenção e cotas, políticas afirmativas de permanência, PROBEM e Bolsa MEC.