Licenciatura em Geografia

Contato: geografia.ufprlitoral@gmail.com

::PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA::

Licenciatura em Geografia é o curso mais novo da UFPR Litoral e será ofertado pela primeira vez no Vestibular 2016/2017 da UFPR. Os calouros deverão iniciar as aulas ano que vem e marcarão a história da universidade como a primeira turma desta graduação.

O curso forma os estudantes para trabalhar em escolas de Educação Básica, cursinhos pré-vestibulares e outros cursos que necessitem de conhecimentos geográficos. Há também outros espaços educativos, principalmente aqueles ligados à educação popular, onde o licenciado em geografia pode contribuir e fazer a diferença no que se refere ao fortalecimento da democracia participativa e cidadania efetiva, atuando principalmente no foco do curso que são os conflitos por terras e territórios, reconhecimento e redistribuição de direitos.

O mercado de trabalho para o professor de geografia tende a ser ampliado com a abertura de escolas da Educação Básica e outros espaços educativos que promovam debates e cursos para a democratização dos territórios nos campos e nas cidades. O litoral do Paraná é uma das regiões que mais tem vagas para professores de geografia.

O curso propõe uma formação ampla dentro da compreensão do Homem e sua relação e construção dos ambientes, dos territórios, dos lugares e paisagens. Encaminha o estudante e futuro professor a uma formação crítica diante dos debates atuais acerca dos grandes problemas socioambientais, de luta pelo território urbano e agrário, dos desdobramentos da internacionalização das relações econômicas capitalistas e as consequências mundiais, regionais e locais. O profissional também terá acesso aos formatos atuais de análise do território através da cartografia e das tecnologias complementares a essa ciência, bem como estará em contato com as formas de compreensão dos espaços a partir das comunidades fazendo uso da cartografia social como método de autoconhecimento.

Os módulos são voltados para que o educador em geografia possa compreender os arranjos espaciais organizados pelos grupos humanos em diversos tempos e espaços. Em função de seu caráter teórico-prático fazem parte do curso os trabalhos de campo em diferentes regiões brasileiras e municípios do litoral paranaense.

A coordenação e docentes de curso tem como princípio dialogar e construir estratégias de permanência dos estudantes, por isso, o curso busca abrir e manter caminhos que possibilitem aos ingressos estudar e trabalhar. Nesse contexto, o curso terá aulas no período da noite, de segunda a sexta-feira, e tanto estágios quanto trabalhos de campo, que compõem o currículo dos cursos, também ocorrerão em dias e horários compatíveis com aqueles que trabalham – afirma Ângela Massumi Katuta, coordenadora do curso.

Categorias: